A morte no mundo doente pelo dinheiro

Criança Morta, 1944 Candido Portinari Óleo sobre tela, c.i.d. 190,00 cm x 180,00 cm.
Criança Morta, 1944; Candido Portinari; Óleo sobre tela, c.i.d. 190,00 cm x 180,00 cm. (reprodução: Wikipedia)

Começo com uma pergunta: o que é a morte? Uma questão que ecoa pelos tempos, mas sem respostas ou quase incompletas pelas mais diversas religiões. Não possuo qualquer pretensão em chegar nem perto de alguma resposta. Anseio questionar pela sua existência no mundo…

Um envelope de carta no meio da folhagem (foto de acervo pessoal).

É difícil continuar escrevendo para um mundo cada dia mais cego, em que as cartas não produzem mais visão. Já que os sentimentos precisam ser silenciados para a gritaria da racionalidade. E me parece mais evidente que está dando certo, as mídias sociais promotoras de ecos de si, são as…

Registro fotográfico da manifestação na Praça Nilo Peçanha em Barra do Piraí/ RJ (acervo pessoal).

No último dia 03 de julho de 2021, foram realizados diversos atos e manifestações contra o anti-presidente Jair Bolsonaro e seu desgoverno genocida, que de forma criminosa e intencional ocasionaram na morte de milhares de pessoas brasileiras. Diante desse colapso humanitário é importante adicionarmos o aumento da miséria e pobreza…

Charge de Quinho Ravelli (quinho_cartum) sobre aglomerações nos bares e restaurantes

A insanidade das pessoas, principalmente, as mais ricas em dinheiro é a evidência do desprezo para com os outros seres humanos e não-humanos. Nos mostra que o projeto neoliberal, de introjetar na subjetividade um individualismo patológico, deu certo. Essa classe média financeira apenas pensa na sua própria vida privilegiada, contudo…

Um afetuoso abraço após vacinação da COVID-19 na aldeia indígena de Mata Verde Bonita/ Maricá (RJ) (Foto: Marcos Fabrício)

Estamos fluindo num mundo cada dia mais coberto pela esperança das vacinas, assim, é comum sentirmos um vento de liberdade para retornarmos aos encontros reais-presenciais com pessoas queridas, além de aglomerações saudáveis. E isso pode ser algo viável num futuro, diferentemente em cada região, nos países do norte ("ricos") mais…

Foto de Mariana Bitencourt (@maremiau) em uma rua principal no centro de Barra do Piraí / Divulgação de @barradopirahy

Nesses últimos dias, enquanto morador de Ipiabas, distrito de Barra do Piraí, me vi cercado de muitos lixos em vários espaços do território, chamado de Paraíso da Natureza. Confesso que prefiro, resistente Mata Atlântica, no tombar diário de suas árvores com esperançar de uma outra realidade. Bom, retornando para o…

ABDIAS NASCIMENTO, Xangô n. 2. Acrílico sobre tela, 51 x 102. Buffalo, EUA, 1978.

No hoje, dia 20 de novembro de 2020, vivemos mais um dia na recordação de Zumbi dos Palmares, nosso mais velho e inspiração de cada amanhecer no esperançar do povo negro. Já que viver em uma sociedade racista é lutar pelo direito de respirar. Somos asfixiados nas esquinas, vielas, guetos…

Foto: “Sementes: pretas no poder”/Divulgação

Neste dia 15 de novembro de 2020, estamos vivendo uma das eleições em que alcançamos intenso ecoar das sementes de Marielle Franco. As candidaturas são negras, femininas, LGBTQ+, quilombolas. Um romper da estrutura hegemônica colonial de candidatos brancos, masculinos e héteros. Isso representa um desabrochar para outras possibilidades de ocupação…

Renan Vicente da Silva

Um escutandeiro que escreve, aqui e agora! 🌻

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store